Estamos a remodelar o site, qualquer dúvida, contacte-nos! Agradecemos a compreensão.

Tratamentos, Polimento, Recuperação e Manutenção de pedras

Qualquer pedra, seja nova ou usada, até mesmo acabada de comprar, deve ser tratada.

A Clínica do Mármore com os seus técnicos especializados apresenta várias modalidades de tratamento e recuperação de pedras.

Veja abaixo os diversos tratamentos de pedras existentes

Lavagem de Pedras
  • Qualquer que seja o tipo de pedra deve sempre ser muito bem lavado com o detergente LEM 3 muito diluído (1 parte LEM 3/10 partes de água).
  • Se a lavagem for manual, utilizar uma esfregona bem limpa e passá-la no pavimento sem encharcar, passando seguidamente com a mesma esfregona apenas húmida para retirar quaisquer restos de sujidade.
  • Se a lavagem for mecânica, utilizar o detergente diluído na mesma percentagem, utilizando para mármores muito porosos ou pedras calcárias o disco vermelho, e para as pedras mais rijas/compactas o disco azul, isto no que se refere a pavimentos polidos, pois se for mármore bujardado deve ser utilizada uma escova quer seja manual, quer se utilize uma máquina.
  • Se o pavimento não for novo e já tiver outras ceras aplicadas, ou apresentar grande sujidade por falta de manutenção, deve ser utilizado o decapante DECER-DOS diluído a 50%, podendo no entanto esta diluição ser menor ou maior, conforme o tipo de pedra e o grau de abrasividade do disco utilizado, assim para um pavimento calcário/muito poroso deve utilizar-se o disco azul, para pedras mais rijas/compactas disco castanho e igualmente em pedras bujardadas uma escova de carbono.
  • Em qualquer das situações que se apresentem, deve sempre ser feito um teste para que se observe como o pavimento reage.
  • No que se refere a paredes e bancadas deve também o procedimento ser idêntico, mas utilizando uma maneta equipada com pads de abrasividade igual aos utilizados nas situações anteriores, sendo certo que o castanho é o mais abrasivo, o azul o intermédio e o vermelho o menos abrasivo. Em pedra bujardada igualmente será utilizada uma escova.
  • Após a lavagem deve sempre a superfície lavada ser bem seca, no caso de a lavagem ser mecânica, utilizando um aspirador de líquido, pois não só serve para retirar quaisquer impurezas do poro das pedras como também auxilia na secagem.
Impermeabilização de pedras

A base de manter uma pedra sempre bonita é a lavagem.

 

  • No caso de pedras exteriores ou pedras de casas de banho e cozinhas, aconselhamos a impermeabilização com Repelente de água ou Repelente a água e óleo que impedem a absorção de líquidos não ácidos ou gorduras.

 

  • É muito importante que o produto permita a respiração do poro afim de poderem sair as humidades.
    A aplicação deste produto deve ser feita do seguinte modo:
    • Lavar bem a superfície com o detergente LEM 3 ou o decapante DECER-DOS conforme a sujidade existente, passar com água bem limpa e deixar secar ou aspirar conforme se trate de lavagem manual ou mecânica.
    • O hidro e óleo repelente aplica-se diluindo o produto em água até 50% e espalha-se sobre a superfície a tratar, com uma esfregona bem limpa, uma esponja ou pulverizador, mas sempre sem encharcar a pedra, isto verificando se a mesma absorve muito ou não.
    • Depois de bem seca a superfície, verificar se o produto não fez camada e como tal não foi aplicado em excesso, para retirar o mesmo num pavimento, passar com o disco vermelho que é pouco abrasivo, e para verificar se a superfície está impermeabilizada, verter água sobre a mesma e caso não seja absorvida a superfície está impermeável.

 

  • Em paredes ou bancadas, é visto que o BLOCK D70 não dá brilho visto que não é uma cera, recomendamos depois da superfície seca, uma passagem com cera líquida VX-SL (que reforça a impermeabilização e restaura o brilho original).

 

  • Este tratamento aplica-se tanto em pedras mármores como em granitos, sendo aconselhável no caso de alguns granitos mais porosos, já que o granito por ser um mineiro não é possível de vitrificar e caso os poros sejam tapados na superfície, só evitam zonas manchadas.
Recuperação de Pedras
  • Pedra nova, bem como pedra já riscada e antiga, aconselhamos afagamento, polimento e vitrificação ou só vitrificação.
Vitrificação / Cristalização de pedras

É o termo usado para descrever o processo que forma uma capa semelhante ao vidro sobre um pavimento de mármore por meio de uma reacção termo-química de cristalização com a qual se obtém a desagregação superficial do carbonato de cálcio.

  • A vitrificação só deve ser feita se o pavimento estiver bem limpo e seco, e realiza-se pulverizando o pavimento com o vitrificante e passando simultaneamente a enceradora equipada com um disco de lã de aço. À medida que o produto seca com a acção da passagem da máquina, o brilho vai aparecendo. Deve no entanto, pulverizar-se sem encharcar o pavimento, isto é, mais vezes mas menor quantidade de cada vez, bem como a passagem da máquina deve ser em cruzado, ou seja num sentido e no sentido transversal.

 

  • Há também que ter em atenção que a partir de determinado uso o disco de lã de aço pode apresentar-se com produto em excesso ou sujo, e deve por isso ser virado do avesso, caso contrário em vez de dar brilho, suja o pavimento, por fim deve o mesmo pavimento ser passado com uma esfregona de franja larga ou uma vassoura macia pois a ação da passagem com o disco deixa restos de lã de aço, o que pode dar um aspeto não inteiramente brilhante.

 

  • Este processo, só se usa em mármores (calcário cristalino) e calcários sedimentares para o tornar mais brilhante e resistente ao tráfego.

 

  • É importante referir que este processo não se aplica a pedras que não tenham como componente o calcário, tais como granito, dioritos, xistos, quartzito, ónix, etc.

 

  • Não tem efeito em granitos, dioritos e xistos por não incluir na sua formação geológica o calcário.
Manutenção de Pedras

Após qualquer tratamento ou recuperação, o pavimento deve ser mantido da seguinte forma:

  • Lavagem periódica 1 a 3 vezes por semana conforme o tráfego e sujidade com o detergente LEM 3 na diluição anteriormente referida, e após o pavimento bem limpo e seco aplicação da cera liquida RR1, a qual pode ser diluída até 80% em água com a frequência que a utilização do pavimento exigir, o que pode ser 1 vez por semana ou 1 vez a cada 3 semanas.

Pode igualmente fazer-se a manutenção com o próprio vitrificante, 1 vez cada mês, mas apenas caso exista tráfego muito elevado e aplicando produto em pequena quantidade, pois uma boa vitrificação num mármore compacto pode durar até 18 meses, caso se proceda à manutenção adequada com o detergente LEM 3 e a cera RR1.

Após a aplicação da cera RR1 e no que respeita a pavimentos tratados com máquinas, deve proceder-se da seguinte forma:

  • Se o mesmo tiver sido vitrificado, espalhar uma camada de cera diluída sem encharcar, deixar secar +/- 20 minutos e passar 1º com o disco vermelho e por fim com o disco branco.

No entanto, em mármores rijos/compactos se a cera for aplicada após a vitrificação e para realçar mais o brilho, a 1ª passagem pode ser feita com o disco de lã de aço.

Manutenção simples de pavimentos novos e acabados de tratar

Para uma manutenção correta deve sempre utilizar os produtos da Bellinzoni:

Pavimentos

  • Lavar sempre com o detergente LEM3
  • De quinze em quinze dias ou uma vez por mês, (dependendo do tráfego) aplicar Cera Liquida RR1, deixar secar e puxar o brilho com uma vassoura de franjas ou enceradora.

Paredes e Bancadas

  • Lavar sempre com o detergente LEM3
  • De quinze em quinze dias ou uma vez por mês, aplicar Cera RR1 Spray, deixar secar e puxar o brilho com um pano limpo.
Tratamentos de Cantarias
  • Se as cantarias não estiverem muito sujas lavar com detergente LEM 3 diluído em água e de seguida passar com água limpa.
  • Se estiver muito sujo, lavar com Decer-Dos a puro, usando uma escova de carbono ou escova nylon muito rija.
  • De usando uma escova de carbono ou escova nylon muito rija. De seguida, passar com muita água limpa, usando uma mangueira ou uma máquina de jato de água.
  • Quando a pedra estiver completamente limpa, deixe secar cerca de 48 horas no inverno e 24 horas no verão (altura mais aconselhável).
  • Aplicar Strong 2000 a puro com uma trincha. Deixe secar e vá repetindo a operação até que a pedra não absorva mais.
Tratamentos de Pavimento de Granito
  • Muito importante: Antes de lavar, aspirar muito bem toda a pedra.
  • Depois lavar com o produto Bert-27 mais concentrado do que está escrito na embalagem (50% de água + 50% de produto), se o pavimento estiver muito sujo e tiver dificuldades na limpeza, concentre ainda mais o produto e se for necessário pode dar quase puro e passar com a máquina-enceradora equipada com uma escova (não muito rija nem demasiado mole). A seguir aplique o produto Decer-dos diluído a 50% de produto e 50% de água e vá passando com a máquina até o chão encontrar-se completamente limpo. O uso deste produto é para ajudar na limpeza e acima de tudo para equilibrar o PH da pedra.
  • De seguida, passe com bastante água limpa de forma o poro da pedra ficar livre de qualquer produto ou sujidade e deixe secar pelo menos dois dias.
  • Estando a pedra completamente seca, aplique o produto Block-D70 diluído com 10% de água utilizando uma trincha ou rolo (que se usa na pintura de paredes) e saturar a pedra. Importante: retirar excessos com panos húmidos e deixar secar. Não convém deixar excessos na superficie, porque a pedra fica colante.
  • Pode também usar outros repelentes: Idea XC e HP, produtos mais recentes da Bellinzoni. Tanto o Idea XC como o HP aplicam-se a puro com uma trincha depois da pedra estar bem lavada e seca. Demora 12 horas a secar. O repelente Idea XC puxa a cor da pedra e aconselhamos aplicar em pedras escuras. O Idea HP não altera a cor da pedra. Aconselhamos aplicar em pedras mais claras.
  • Manutenção: Lavar com Lem-3 de acordo com instruções na embalagem.
Tratamentos de Xistos e Ardósias
  • Lave com detergente LEM 3 diluído em água (na proporção de duas tampas para cada litro de água, ou se achar necessário, pode aumentar a proporção).
  • Lave novamente com água.
  • Quando a pedra estiver completamente limpa, deixe secar pelo menos um ou dois dias.
  • Aplicar o produto repelente a água e óleo IDEA XC a puro com uma trincha uniformemente. Deixar secar e ir repetindo a operação até a pedra não absorver mais.
  • Deixe secar durante vinte e quatro horas sem pisar.
  • Manutenção: Lavar semanalmente ou duas vezes por semana com o produto LEM 3 diluído em água.

Uniformidade de cor, características técnicas superiores, soluções arrojadas!

Seleccione a cor de Aglomerados de Mármore que deseja consultar.

t

Sabia que?

A utilização do aglomerado resolve questões de ecologia, estética e economia.

Sobre Nós

Clínica do Mármore está à duas década no mercado nacional e internacional de comercialização e transformação de Pedras.

Em caso de litígio o consumidor pode recorrer ao CACCL – Lisboa.

Contactos

Rua dos Industriais, 29A
1200-685 Lisboa

(+351) 213 256 829
(+351) 213 431 060
geral@clinicadomarmore.pt

Pin It on Pinterest

Share This