Tratamentos

Tratamentos, Polimento, Recuperação e Manutenção de pedras

Qualquer pedra, seja nova ou usada, até mesmo acabada de comprar, deve ser tratada.

A Clínica do Mármore com os seus técnicos especializados apresenta várias modalidades de tratamento e recuperação de pedras.

Orçamentos grátis.
Deslocamos ao local na área da grande Lisboa para avaliar o tipo de intervenção, através de marcação.
Outras zonas por consulta.

Veja abaixo os diversos tratamentos de pedras existentes

Qualquer que seja o tipo de pedra deve sempre ser muito bem lavado com o detergente LEM 3 muito diluído (1 parte LEM 3/10 partes de água).
Se a lavagem for manual, utilizar uma esfregona bem limpa e passá-la no pavimento sem encharcar, passando seguidamente com a mesma esfregona apenas húmida para retirar quaisquer restos de sujidade.
Se a lavagem for mecânica, utilizar o detergente diluído na mesma percentagem, utilizando para mármores muito porosos ou pedras calcárias o disco vermelho, e para as pedras mais rijas/compactas o disco azul, isto no que se refere a pavimentos polidos, pois se for mármore bujardado deve ser utilizada uma escova quer seja manual, quer se utilize uma máquina.
Se o pavimento não for novo e já tiver outras ceras aplicadas, ou apresentar grande sujidade por falta de manutenção, deve ser utilizado o decapante DECER-DOS diluído a 50%, podendo no entanto esta diluição ser menor ou maior, conforme o tipo de pedra e o grau de abrasividade do disco utilizado, assim para um pavimento calcário/muito poroso deve utilizar-se o disco azul, para pedras mais rijas/compactas disco castanho e igualmente em pedras bujardadas uma escova de carbono.
Em qualquer das situações que se apresentem, deve sempre ser feito um teste para que se observe como o pavimento reage.
No que se refere a paredes e bancadas deve também o procedimento ser idêntico, mas utilizando uma maneta equipada com pads de abrasividade igual aos utilizados nas situações anteriores, sendo certo que o castanho é o mais abrasivo, o azul o intermédio e o vermelho o menos abrasivo. Em pedra bujardada igualmente será utilizada uma escova.
Após a lavagem deve sempre a superfície lavada ser bem seca, no caso de a lavagem ser mecânica, utilizando um aspirador de líquido, pois não só serve para retirar quaisquer impurezas do poro das pedras como também auxilia na secagem.

A base de manter uma pedra sempre bonita é a lavagem.
No caso de pedras exteriores ou pedras de casas de banho e cozinhas, aconselhamos a impermeabilização com Repelente de água ou Repelente a água e óleo que impedem a absorção de líquidos não ácidos ou gorduras.

É muito importante que o produto permita a respiração do poro afim de poderem sair as humidades.
A aplicação deste produto deve ser feita do seguinte modo:
Lavar bem a superfície com o detergente LEM 3 ou o decapante DECER-DOS conforme a sujidade existente, passar com água bem limpa e deixar secar ou aspirar conforme se trate de lavagem manual ou mecânica.
O hidro e óleo repelente aplica-se diluindo o produto em água até 50% e espalha-se sobre a superfície a tratar, com uma esfregona bem limpa, uma esponja ou pulverizador, mas sempre sem encharcar a pedra, isto verificando se a mesma absorve muito ou não. Depois de bem seca a superfície, verificar se o produto não fez camada e como tal não foi aplicado em excesso, para retirar o mesmo num pavimento, passar com o disco vermelho que é pouco abrasivo, e para verificar se a superfície está impermeabilizada, verter água sobre a mesma e caso não seja absorvida a superfície está impermeável.
Em paredes ou bancadas, é visto que o BLOCK D70 não dá brilho visto que não é uma cera, recomendamos depois da superfície seca, uma passagem com cera líquida VX-SL (que reforça a impermeabilização e restaura o brilho original).
Este tratamento aplica-se tanto em pedras mármores como em granitos, sendo aconselhável no caso de alguns granitos mais porosos, já que o granito por ser um mineiro não é possível de vitrificar e caso os poros sejam tapados na superfície, só evitam zonas manchadas.

Pedra nova, bem como pedra já riscada e antiga, aconselhamos afagamento, polimento e vitrificação ou só vitrificação.

É o termo usado para descrever o processo que forma uma capa semelhante ao vidro sobre um pavimento de mármore por meio de uma reacção termo-química de cristalização com a qual se obtém a desagregação superficial do carbonato de cálcio.
A vitrificação só deve ser feita se o pavimento estiver bem limpo e seco, e realiza-se pulverizando o pavimento com o vitrificante e passando simultaneamente a enceradora equipada com um disco de lã de aço. À medida que o produto seca com a acção da passagem da máquina, o brilho vai aparecendo. Deve no entanto, pulverizar-se sem encharcar o pavimento, isto é, mais vezes mas menor quantidade de cada vez, bem como a passagem da máquina deve ser em cruzado, ou seja num sentido e no sentido transversal.

Há também que ter em atenção que a partir de determinado uso o disco de lã de aço pode apresentar-se com produto em excesso ou sujo, e deve por isso ser virado do avesso, caso contrário em vez de dar brilho, suja o pavimento, por fim deve o mesmo pavimento ser passado com uma esfregona de franja larga ou uma vassoura macia pois a ação da passagem com o disco deixa restos de lã de aço, o que pode dar um aspeto não inteiramente brilhante.
Este processo, só se usa em mármores (calcário cristalino) e calcários sedimentares para o tornar mais brilhante e resistente ao tráfego.
É importante referir que este processo não se aplica a pedras que não tenham como componente o calcário, tais como granito, dioritos, xistos, quartzito, ónix, etc.
Não tem efeito em granitos, dioritos e xistos por não incluir na sua formação geológica o calcário.

Após qualquer tratamento ou recuperação, o pavimento deve ser mantido da seguinte forma:
Lavagem periódica 1 a 3 vezes por semana conforme o tráfego e sujidade com o detergente LEM 3 na diluição anteriormente referida, e após o pavimento bem limpo e seco aplicação da cera liquida RR1, a qual pode ser diluída até 80% em água com a frequência que a utilização do pavimento exigir, o que pode ser 1 vez por semana ou 1 vez a cada 3 semanas.
Pode igualmente fazer-se a manutenção com o próprio vitrificante, 1 vez cada mês, mas apenas caso exista tráfego muito elevado e aplicando produto em pequena quantidade, pois uma boa vitrificação num mármore compacto pode durar até 18 meses, caso se proceda à manutenção adequada com o detergente LEM 3 e a cera RR1.
Após a aplicação da cera RR1 e no que respeita a pavimentos tratados com máquinas, deve proceder-se da seguinte forma:
Se o mesmo tiver sido vitrificado, espalhar uma camada de cera diluída sem encharcar, deixar secar +/- 20 minutos e passar 1º com o disco vermelho e por fim com o disco branco.
No entanto, em mármores rijos/compactos se a cera for aplicada após a vitrificação e para realçar mais o brilho, a 1ª passagem pode ser feita com o disco de lã de aço.

Para uma manutenção correta deve sempre utilizar os produtos da Bellinzoni:
Pavimentos
Lavar sempre com o detergente LEM3
De quinze em quinze dias ou uma vez por mês, (dependendo do tráfego) aplicar Cera Liquida RR1, deixar secar e puxar o brilho com uma vassoura de franjas ou enceradora.
Paredes e Bancadas
Lavar sempre com o detergente LEM3
De quinze em quinze dias ou uma vez por mês, aplicar Cera RR1 Spray, deixar secar e puxar o brilho com um pano limpo.

Se as cantarias não estiverem muito sujas lavar com detergente LEM 3 diluído em água e de seguida passar com água limpa.
Se estiver muito sujo, lavar com Decer-Dos a puro, usando uma escova de carbono ou escova nylon muito rija. De usando uma escova de carbono ou escova nylon muito rija. De seguida, passar com muita água limpa, usando uma mangueira ou uma máquina de jato de água.
Quando a pedra estiver completamente limpa, deixe secar cerca de 48 horas no inverno e 24 horas no verão (altura mais aconselhável).
Aplicar Strong 2000 a puro com uma trincha. Deixe secar e vá repetindo a operação até que a pedra não absorva mais.

Muito importante: Antes de lavar, aspirar muito bem toda a pedra.
Depois lavar com o produto Bert-27 mais concentrado do que está escrito na embalagem (50% de água + 50% de produto), se o pavimento estiver muito sujo e tiver dificuldades na limpeza, concentre ainda mais o produto e se for necessário pode dar quase puro e passar com a máquina-enceradora equipada com uma escova (não muito rija nem demasiado mole). A seguir aplique o produto Decer-dos diluído a 50% de produto e 50% de água e vá passando com a máquina até o chão encontrar-se completamente limpo. O uso deste produto é para ajudar na limpeza e acima de tudo para equilibrar o PH da pedra.
De seguida, passe com bastante água limpa de forma o poro da pedra ficar livre de qualquer produto ou sujidade e deixe secar pelo menos dois dias.
Estando a pedra completamente seca, aplique o produto Block-D70 diluído com 10% de água utilizando uma trincha ou rolo (que se usa na pintura de paredes) e saturar a pedra. Importante: retirar excessos com panos húmidos e deixar secar. Não convém deixar excessos na superficie, porque a pedra fica colante.
Pode também usar outros repelentes: Idea XC e HP, produtos mais recentes da Bellinzoni. Tanto o Idea XC como o HP aplicam-se a puro com uma trincha depois da pedra estar bem lavada e seca. Demora 12 horas a secar. O repelente Idea XC puxa a cor da pedra e aconselhamos aplicar em pedras escuras. O Idea HP não altera a cor da pedra. Aconselhamos aplicar em pedras mais claras.
Manutenção: Lavar com Lem-3 de acordo com instruções na embalagem.

Lave com detergente LEM 3 diluído em água (na proporção de duas tampas para cada litro de água, ou se achar necessário, pode aumentar a proporção).
Lave novamente com água.
Quando a pedra estiver completamente limpa, deixe secar pelo menos um ou dois dias.
Aplicar o produto repelente a água e óleo IDEA XC a puro com uma trincha uniformemente. Deixar secar e ir repetindo a operação até a pedra não absorver mais.
Deixe secar durante vinte e quatro horas sem pisar.
Manutenção: Lavar semanalmente ou duas vezes por semana com o produto LEM 3 diluído em água.

ORÇAMENTAÇÃO GRÁTIS

LIGUE 213 256 829

Para mais informações preencha  seguinte formulário.